As grutas do Curral de Pedras localizam-se um pouco depois da estrutura de muros de pedras, onde se observa um grande paredão de pedras muito erodido, com uma vegetação em liquens cobrindo-as parcialmente, onde então há as entradas das cavernas e grutas.
A maior delas é muito alta e escura, sendo necessário o uso de lanternas no seu interior. Suas paredes têm mais de 10m de altura e é bastante longa, formando um túnel natural que atravessa a pedreira e sai do outro lado, bem próximo a uma região de mata fechada. As outras cavernas são menores e de difícil acesso, localizadas nas partes altas da formação rochosa.
São grutas do tipo “Pontes de Pedra”. A vegetação do entorno é bastante variada, encontrando resquícios de mata atlântica. Ambas foram catalogadas pelo grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas e ficam na região vizinha ao Curral de Pedras.
O acesso é feito partindo do distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera), distante 65 km da sede do município. Seguir por uma estreita estrada de terra que se inicia ao lado da Igreja de Santo Antônio e leva ao povoado de Itapanhoacanga, virando à esquerda na segunda porteira. Depois, seguir a pé por trilha até o atrativo.